sexta-feira, janeiro 20, 2006

Pudim de côco

150 gr de acúcar
2 colheres de sopa de água
100 gr de côco ralado
1 gota de essência de baunilha
0,5 l de leite
1 limão
4 ovos

Meninas: Põem numa forma redonda 50g de açúcar com umas gotas de sumo de limão e levam ao microondas durante 2 a 3 minutos em potência máxima. Depois mistura-se o restante açúcar com raspas do limão, os ovos, o leite, o coco ralado e a essência de baunilha, deita-se numa forma previamente caramelizada com o caramelo que prepararam anteriormente e leva-se ao microondas, em banho-maria, durante 13 minutos em potência máxima. Terminado esse tempo deixa-se descansar durante 2 minutos dentro do forno, e depois de se deixar arrefecer completamente, leva-se ao frigorífico. Polvilha-se com coco ralado ao servir.
E é muito bom!

quinta-feira, janeiro 19, 2006

OOIII!!!!!!! Enfim apareci aqui! Tava tendo problema com o computador. Bem, andei dando uma olhada nas receitas e já tow com agua na boca!!!! Vou escolher uma receita bem legal pra colocar aqui depois!
Beijos,

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Brigadeiro

Essa é especial para as portuguesas!

1 lata de leite condensado
2-3 colheres (de sopa) chocolate em pó
1 colher de manteiga (ou margarina)

Levar à panela em fogo baixo, mexendo sempre para dissolver bem o chocolate e para não grudar no fundo. O doce estará pronto quando estiver como que desgrudando do fundo da panela (cerca de 10 min). Despejar o doce em um prato untado para esfriar. Depois de frio, pegar pequenas porções e enrolar com as mãos úmidas fazendo bolinhas. Passá-las em chocolate granulado e servir!
Claro que pode-se comer sem fazer bolinhas (às colheradas!!).

Variação: Após cozer o doce por uns 5 min pode-se juntar 1 medida (igual à da lata de leite cond.) de nata. Desligar o fogo, colocar a nata e misturar bem. Não religar o fogo, ou a nata irá talhar! Usar como cobertura ou recheio de bolos, ou também comer de colher!!

Obs.: no Brasil colocamos creme de leite, mas acho que não tem por aí. Por isso, quando quiserem, usem a nata.

Bolinho de chuva com banana

Ingredientes

1 e ½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de amido de milho
1 colher de sopa de fermento em pó
2 ovos
½ xícara de leite
4 colheres de sopa de açúcar
3 bananas nanicas picadas
Óleo para fritar
Açúcar e canela em pó para polvilhar

Como Fazer

Misture bem a farinha, o amido, o fermento, os ovos, o leite e o açúcar. Junte três bananas nanicas picadas. Frite às colheres até dourar. Passe no açúcar misturando com canela.


É uma receita bem simples e ótima para deliciar-se em uma lanchezinho à tarde!

Docinho

Este é fácil...e leve...
Pode usar banana, maçã, pera, pêssego....

Pré-aquece o forno na temperatura média.
Unta uma forma não muito grande com margarina açúcar e canela.
Dentro de um recipiente coloca água com limão e banha a fruta que será usada, deixa escorrer bem e coloca por toda a forma, enfeitando da maneira que quiser.

Agora vem a massa
Faz uma farofa de 2 colheres de sopa de margarina, 1 xícara de chá de açúcar e 1 xícara de chá de farinha de trigo.
Acrescenta 1/2 xícara de iogurte e mexe bem, coloca-se 2 ovos inteiros e mexe bem novamente, coloca 1 colher de chá de fermento peneirado na peneira mais fina que tiver. Mistura tudo e coloca até cobrir as peras ou bananas rala chocolate meio amargo e joga por cima, termina de colocar a massa por cima do chocolate.
É só levar assar mais ou menos 30 min ou mais, depende do forno.
Pode ser feito com outras frutas e é acompanhado de uma bola de sorvete.

Ora vamos dar início às hostilidades...

Pois é, já que ninguém se resolve a começar, vou dar um empurrãozinho...

Como é a primeira receita, vamos com uma facil e bem portuguesa: bacalhau! LOL

Bacalhau com alho francês (para 4 pessoas)

4 posta(s) de bacalhau demolhado
100 g margarina
6 alho-francês
1 emb. natas
sumo de limão q.b.

Primeiro, lavar bem os alhos franceses e retirar-lhes a parte branca. Leva-se ao lume com a margarina. Deve-se acrescentar um pouco de água para cozer.
Depois, colocam-se os alhos cozidinhos e partidinhos às rodelas no fundo de um tabuleiro e por cima as postas de bacalhau.
Rega-se com sumo de limão e cobre-se com natas, e finalmente vai ao forno a gratinar (podem pôr um bocadinho de queijo).
Pode-se acompanhar com batata cozida ou como gostarem. Eu gosto com batata-doce assada (asso-a só com um bocadinho de sal na grelha do forno e não leva gordura nenhuma; é delicioso).

Pronto, fico à espera de outras contribuições. Espero que gostem se experimentarem, é super rápido e não custa nada a fazer.
Jokinhas

domingo, janeiro 15, 2006

Mais uma gulosa ;)

Nome: Sara
Local: Braga, Portugal
Idade: 29
Culturas: as orientais e as árabes (fascinam-me)
Sabores preferidos: exóticos (a minha comida preferida é a indiana, mas também gosto de chinesa, marroquina) e também mediterrânicos (italiana, grega... yummm). Chocolate e marisco. Tudo o que faça mal e engorde LOL.

Me aguardem que eu vou começar a contribuir... ;)

ora cá estou eu! =)

Nome: Ana
Local - Porto - Portugal
Idade - 23
Comida preferida - Ui ui! tudo o que for bom! =) sou gulosa e muito!!!!
Não sou expert em culinária, mas sei fazer algumas receitas práticas deliciosas! Especialmente massas com molhos que engordam só de olhar! lol! e sobremesas então... ai que este blog vai ser uma perdição!!!

E mais uma!

Nome: Mariana
Localidade: Gondomar - Portugal
Idade: 21
Comida preferida: Muitas... :)
Interesses: música, livros, ciências, humor, cinema, F.C.Porto :) eheh, ......

Nota: Sou totalmente viciada em chocolate!! :S

Espero que a minha contribuição neste blog seja...saborosa! (ou comestível, pelo menos...lol)

**Mary**

sábado, janeiro 14, 2006

Esta sou euuuu

Nome: Juliana Pellegrino
Localidade: Sorocaba - Brasil
Idade: 28 anos
Comida preferida: todas
Interesses: Me interesso por tudo, adoro fazer pesquisas e Nutrição

Mais uma...

Nome: Rayssa
Localidade: Brasília - Brasil
Idade: 15 anos
Comida preferida: Massas e doces! huuum...Adoro fazer tortas!
Interresses: Música (sou bem eclética! gosto de tudo!) , viagens, inventar na cozinha (:P), teatro...
Estou aqui para aprender e também ensinar, de certo modo, novas receitas (no meu caso, a sobremesa! rs...) Então, vamos misturar as culturas brasileira e portuguesa!

Quem sou?

Nome: Thais
Localidade: Pinhal Novo - Portugal
Idade: 24 anos
Comida preferida: Massa
Interesses: Muita música (todos os tipos), ler, ver tv, muito filme e humor.

A minha apresentação

Nome: Liliana
Localidade: Almada - Portugal
Idade: 17 anos
Comida preferida: Pizza
Interesses: Musica (Il Divo, Nelly Furtado, Coldplay, Pearl Jam, Evanescence, Queen, Offspring, U2, Blink 182, Blasted Mechanism, entre outros), Ler, Humor, Animais, Filosofia, Malabarismo, etc.

Apresentações

Meninas, queria-vos pedir que cada uma se apresentasse, para que as pessoas que nos visitam nos possam conhecer melhor! ;)

Nome: Carolina
Localidade: Setúbal - Portugal
Idade: 18 anos
Comida preferida: Lasanha
Interesses: Muita música (Il Divo, Coldplay, Nelly Furtado, Keane, U2, RW, entre outros), ler, ver tv e humor.

O 1º post de muitos

Olá a todos!
A ideia deste blog começou no fórum dos IL DIVO, onde portuguesas, brasileiras e espanholas falamos diáriamente e por vezes, surgem conversas mais dedicadas á culinária. E eis que me surgiu a ideia de criar um blog onde pudessemos dar a conhecer as nossas receitas, para que mais gente possa disfrutar e conhecer novos sabores.
Esperamos, sinceramente, que gostem!